Divulgação safra |
A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape/RN, informa em caráter de urgência que o Conselho Estadual do Desenvolvimento Sustentável – Cedrs e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater, estão próximos de finalizar o processo aberto de Credenciamento e Acreditação das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater. Os interessados devem se apressar, e acessar o site: http://www.anater.org para solicitação de credenciamento no Sistema de Gestão de Ater, pois o prazo encerra no dia 1º de fevereiro de 2018.
No Rio Grande do Norte até o momento, apenas quatro entidades já finalizaram o processo de credenciamento, são elas: Cooperativa de Assessoria Técnica e Gerencial para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN – Emater; Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Semi Árido Nordestino; e Racional Consultoria. Outras 20 entidades estão em processo de cadastramento, mas ainda não finalizaram suas pendências.
É importante ressaltar que a Anater está iminência de lançar chamadas públicas para prestação de serviços em todo o país, mas apenas as entidades acreditadas pela Agência podem concorrer. Fica validado o credenciamento das Entidades Públicas e Equiparadas executoras de Ater constantes do Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural – Siater até a data limite para credenciamento. Os casos omissos que não forem sanados por este regulamento serão submetidos a Diretoria Executiva da Anater. Todo o regulamento para credenciamento está disponível na página eletrônica: http://www.anater.org/docs/credenciamento/Regulamento-de-Credenciamento.pdf.
Saiba Mais
O Conselho Estadual do Desenvolvimento Sustentável tem por finalidade promover o desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído pelos agricultores familiares, pecuaristas familiares, mulheres trabalhadoras rurais, juventude rural, comunidades quilombolas, assentados rurais, pescadores artesanais e profissionais, aquicultores, idosos e povos indígenas de modo a propiciar-lhes o aumento da capacidade produtiva, a geração de empregos e a melhoria de renda, na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável.
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, foi instituída pelo Decreto n° 8.252, de 26 de maio de 2014, sob a forma de Serviço Social Autônomo. Sua criação é um forte reconhecimento da importância estratégica que os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural cumprem no processo de desenvolvimento do meio rural brasileiro e também da necessidade de consolidar instrumentos inovadores e eficazes de Ater, que envolvam as esferas públicas e as instituições não governamentais, sintonizados com as dimensões social, econômica, ambiental e cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário