quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

RETROSPECTIVA: Parceria entre Sead e Seara é reforçada durante Seminário em Natal

Fonte: ASCOM/SEARA
“O crescimento do brasil passa pela agricultura familiar”. Com essa frase de reconhecimento da importância dos agricultores e agricultoras para o desenvolvimento do país, o Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac, abriu o Seminário de Reordenamento Agrário, promovido pela Sead, e realizado em parceria com a Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara).

Durante os três dias do evento está sendo feito um balanço das ações de Regularização Fundiária e Crédito Fundiário, e estão sendo discutidas estratégias e metas para o campo em 2018.

O Secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Raimundo Costa, contou que a expectativa é de que a parceria na execução dos programas entre Seara e Sead seja mantida e expandida para os demais estados do país. Ele também destacou que as ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) tem demonstrado que é possível se fazer reforma agrária, para que agricultores possam ter acesso às suas propriedades. "O resultado é a escritura da terra pelo PNCF. E a entrega de títulos a esses agricultores. Estou na perspectiva de trabalhar em velocidade de cruzeiro na Regularização Fundiária”, contou otimista.

Nos painéis desta tarde foram discutidos dois temas centrais:  A contribuição das ações de Reordenamento Agrário para o fortalecimento da Agricultura Familiar e também foi feito um Balanço das ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Dia 13/12/2017 foi feito um balanço e avaliação das ações de Regularização Fundiária, além da discussão da participação de órgãos estaduais no processo de governança fundiária

O Seminário Nacional de Reordenamento Agrário foi realizado no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, Natal, em 13 e 14/14/12/2017 e contou com cerca de 300 participantes de 23 estados brasileiros.

Fonte: SEARA/RN
Adaptação - STRAF -NOVA CRUZ/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário