quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

FETAG Alagoas reúne mais de 200 delegados(as) em Congresso para fortalecer a organização sindical da agricultura familiar

Foto CONTAG
FOTO: Arquivo FETAG-AL
FOTO CONTAG
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL) deu início na noite de ontem (09), no Estádio Rei Pelé, ao 5º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR/AL), com o tema “Fortalecendo a Organização Sindical, em Defesa da Agricultura Familiar”.

O evento, que reúne mais de 208 delegados e delegadas, apresenta nesta semana uma série de discussões voltadas para a agricultura familiar e o fortalecimento da sua classe trabalhadora. Ainda ontem (09) foi realizada uma análise de conjuntura com a presença do deputado federal Paulão (PT-AL).
FOTO CONTAG
Na abertura do evento, dirigentes da CONTAG e da FETAG-AL, líderes sindicais, representantes da CUT, do governo e de diversas instituições parceiras destacaram as conquistas da Federação ao longo dos seus 54 anos de existência, manifestaram o desejo de contribuir para os avanços da categoria para os próximos anos, bem como lembraram com preocupação da atual conjuntura brasileira frente ao desmonte que está sendo promovido pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, prestigiou a solenidade de abertura do Congresso e parabenizou a FETAG-AL pelas conquistas obtidas nos seus 54 anos de atividades. Na oportunidade, Aristides parabenizou o atual presidente, Genivaldo Oliveira, e toda a Diretoria pela excelente atuação à frente da Federação e reafirmou o compromisso da CONTAG com o estado de Alagoas e desejou sucesso à nova Diretoria. “Valorizo bastante a unidade construída no estado de Alagoas que culminou no registro da chapa unitária para a eleição da nova Diretoria da FETAG-AL. E esse processo de unidade se estende na relação entre a FETAG-AL e a FETAR-AL (as duas federações que agora representam especificamente os agricultores e agricultoras familiares e os assalariados e assalariadas rurais), vendo as duas federações juntas no Congresso. É bem interessante!”, elogia Aristides.

O presidente da CONTAG também destacou durante a abertura os desafios a serem enfrentados pela nova gestão. “A nova Diretoria que será eleita nesta semana terá uma conjuntura adversa pela frente, tanto pelo ponto de vista político quanto para enfrentar as contrarreformas defendidas pelo governo, como exemplo a da Previdência que querem colocar para votação ainda no início desse ano”, ressalta.
FOTO CONTAG
O presidente da FETAG-AL, Genivaldo Oliveira, ressaltou as principais conquistas da Federação em defesa da categoria, agradeceu pela confiança a ele atribuída nesses últimos oito anos à frente da Presidência e pediu o empenho de todos e todas para o próximo período.

Nesta quarta-feira, foram iniciados os debates dos temas gerais. A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que é do estado de Alagoas e compõe a atual gestão da FETAG-AL, destaca a importância de o MSTTR de Alagoas aprofundar, neste Congresso, as temáticas de interesse da categoria e propor iniciativas que venha a fortalecer o movimento sindical. “A gente percebe que não há tanta divergência. O sentimento desse congresso é, realmente, de muita unidade, solidariedade. Há um sentimento forte das nossas bases de defender um projeto político de enfrentamento à atual conjuntura, defendendo a agricultura familiar, com a importância do protagonismo dos sujeitos”, avalia a dirigente. Hoje (10), no Plenário Geral, foi aprovada pelos delegados e delegadas a resolução do conceito do trabalho infantil na agricultura familiar. “Esse debate vem sendo aprofundado junto ao nosso Coletivo Nacional de Políticas Sociais e apresentamos a proposta aqui no Congresso e foi aprovada”, comemora a dirigente da CONTAG.
FOTO CONTAG
Edjane Rodrigues completa que, nesta quinta-feira (11), um dos grandes momentos do Congresso será a votação da implementação da paridade de gênero nas instâncias do MSTTR de Alagoas. “A reafirmação da implementação da paridade será um marco histórico nesse congresso e a nossa grande tarefa será a de transformar a paridade em uma realidade nos nossos sindicatos. E vemos muito forte o fortalecimento do apoio da nossa base ao nome do companheiro Genivaldo Oliveira para ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições”, informa Edjane.

O 5º CETTR da FETAG-AL se prolongará até a próxima sexta-feira dia 11, finalizando com a eleição da nova Diretoria da Federação para os próximos quatro anos.

FONTE: Assessoria de Comunicação e Regional Nordeste da CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário