sexta-feira, 20 de julho de 2018

Seminário Estadual de Formação e Capacitação para a Terceira Idade tem pauta intensa no Mato Grosso do Sul

A pauta é diversa e o debate, intenso: mais de cem pessoas, entre dirigentes de base e lideranças sindicais, dialogam sobre a conjuntura nacional e estadual, legislação brasileira e a pessoa idosa e a participação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) nos órgãos de controle social, além da saúde do homem e da mulher, empréstimo consignado, envelhecimento ativo e saudável, desafios para a gestão política, administrativa e financeira do MSTTR. Você acha que parou por aí?  
Foram discutidas ainda questões intergeracionais como a importância da juventude para o movimento sindical e sucessão rural, com participação do Secretário de Jovens da Fetagri-MS, Jorge Bento, e sobre a mobilização para Marcha das Margaridas 2019, sexualidade na terceira idade, entre outros assuntos.

 
Tudo isso está sendo discutido nesses dias 18 e 19 de julho em Campo Grande (MS), no Seminário Estadual de Formação e Capacitação para a Terceira Idade, realizado pela Secretaria de Terceira Idade da CONTAG. O encontro conta ainda com a participação da Secretária-Geral da CONTAG, Thaísa Daiane Silva, além da diretoria e assessoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Mato Grosso do Sul (FETAGRI-MS) FETAGRI-MS e da Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados no Estado do Mato Grosso do Sul (FETAGRI-MS) FETTAR-MS. Será oferecida também uma Oficina de Artesanato aos (às) participantes.


“Este é o 12º seminário que realizamos, dando continuidade a um trabalho que vêm desde o ano passado, com o objetivo de contribuir para o empoderamento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade. O Movimento Sindical precisa valorizar e reconhecer o papel das pessoas da terceira idade, assim como continuar fortalecendo as ações para garantir os direitos dos(as) aposentados(as) rurais”, afirma a Secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva.

Nos dias 4 e 5 de julho, o seminário foi realizado no estado de Sergipe, com a participação e apoio da diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado de Sergipe (FETASE), onde, entre outros temas, os participantes avaliaram  política sindical para a Terceira Idade, com base no plano de luta do 12º Congresso da CONTAG, para apontar os desafios e como superá-los.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto, com informações de Adriana Souza, assessora da Secretaria de Terceira Idade da CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário