sábado, 26 de maio de 2018

Por uma Educação verdadeiramente transformadora


A CONTAG, através da sua Secretaria de Políticas Sociais participa até este sábado, em Belo Horizonte,  da  Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018).

Mas afinal o que é a Conferência Nacional Popular de Educação???

A Conferência é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais que têm compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. 

A realização da Conferência é fruto de uma decisão tomada por várias entidades que compunham o Fórum Nacional de Educação após fazerem uma renúncia coletiva do FNE, em função de portarias ministeriais de 26 e 27 de abril que passam a subordinar ao MEC a atuação de tal espaço colegiado garantido por lei na condução da CONAE - restringindo inclusive as contribuições da conferência para a elaboração da política nacional - e desmonta a estrutura do FNE, excluindo entidades históricas da área, reduzindo a participação de representantes da sociedade civil e aumentando a base de entidades alinhadas ao governo ilegítimo.


“A falta de diálogo por parte do governo resultou na criação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que tem como meta pressionar o governo federal e fazer valer a implementação dos planos nacional, estaduais, distrital e municipais de educação. Nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) também seguirá denunciando o congelamento do orçamento público destinado à Educação do Campo, o desmonte dos Cursos de Licenciaturas e o fechamento de Escolas Rurais", afirma a secretária de Políticas Sociais da CONTAG Edjane Rodrigues.

Vale ressaltar que a preocupação da CONTAG com a Educação do Campo também foi lembrada no Encontro Nacional de Formação da CONTAG - 5º ENAFOR, realizado entre os dias 21 a 25 de maio, na Unb - Brasília-DF, através do Painel: "Educação Popular e Educação do Campo", e num abraço coletivo dos mais de 900 educadores e educadoras populares da ENFOC a Universidade de Brasília - UnB, como demostração do respeito e compromisso de todas as instâncias do sistema CONTAG com a Educação Pública.             


Desta forma, para a secretária da CONTAG, a CONAPE 2018 é um espaço de debate e proposições fundamental para reafirmar coletivamente a construção da democracia participativa no âmbito da educação brasileira e da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte: CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário