domingo, 30 de junho de 2019

REFORMA AGRÁRIA VALE A PENA - Maranhão faz lançamento estadual de revista com experiências de assentamentos da reforma agrária

FOTO: Arquivo Pessoal
A FETAEMA fez o lançamento estadual da revista Reforma Agrária: Nossa luta vale a pena, que reúne experiências de assentamentos de todo o País, informações sobre a conjuntura agrária brasileira, os atuais desafios para a efetivação da reforma agrária no País, entre outras.

O lançamento foi feito durante a realização da 1ª Oficina de Base que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de junho em São Luís/MA e foi coordenado pela secretária de Política Agrária da FETAEMA, Maria Lúcia Vieira dos Santos. O lançamento contou com representantes dos sindicatos que ajudaram na seleção das duas experiências do estado do Maranhão apresentadas na revista.
O presidente do Sindicato Itapecuru-Mirim/MA, José Alteredo Melo Trindade, representou a experiência bem sucedida de empreendedorismo na produção de alevinos e piscicultura desenvolvida pela família do assentado Benedito Carvalho do Livramento Barbosa, mais conhecido como Seu Tabico. Essa experiência está situada no Projeto de Assentamento Entroncamento, criado em 1993.

“Além de ser modelo de empreendedorismo, a história da família de piscicultores é um importante exemplo de sucessão rural, já que o empreendimento de seu Tabico hoje tem o trabalho direto de seus dois filhos, garantindo, assim, o sustento de todo o grupo familiar”, divulga a revista.

Já a experiência de produção de artesanato com fibras do Projeto de Assentamento Estadual Santa Rita, no município de Paulino Neves, foi representada durante o lançamento estadual pelo presidente do STTR local, Raimundo Nonato Cabral Barros. Na publicação, foi enfatizado que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a FETAEMA e a CONTAG conseguiram viabilizar a realização de dois cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na região para aprimorar as técnicas dos(as) assentados(a) para a confecção de mais tipos de artesanatos a partir da fibra de buriti. Essa formação foi importante para aumentar a renda das famílias na comunidade.

A Assessoria da Secretaria de Política Agrária da CONTAG, área que coordenou a elaboração da revista, prestigiou o lançamento estadual e destacou o processo de concepção, coleta de experiências, elaboração e, agora, de divulgação da publicação. O objetivo maior da CONTAG é mostrar que a Reforma Agrária vale a pena sim.

Os lançamentos estaduais da revista integram a estratégia de divulgação do material e de reafirmação desta importante política para a garantia da soberania e segurança alimentar e para o desenvolvimento do País.

Acesse a Revista Reforma Agrária: Nossa luta vale a pena AQUI.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário