segunda-feira, 17 de junho de 2019

Ministério do Trabalho lança aplicativo Sine Fácil

ASSECOM/SETHAS

O Ministério do Trabalho (MTb) lançou um aplicativo móvel que permite ao trabalhador encontrar, de forma prática e rápida, vagas adequadas ao seu perfil.  Desenvolvida pela Dataprev, a solução leva ao cidadão os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.

Para o empregador, a solução possibilita encontrar mais rapidamente um profissional com o perfil desejado. As vantagens incluem a verificação de currículos, a seleção de trabalhadores para participar de processos seletivos e a consulta a entrevistas agendadas.
O Sine Fácil é mais uma das iniciativas do Governo Federal que mostra o esforço de ser cada vez mais eficiente nas relações de trabalho. É uma solução digital, que além de prestar um serviço ao cidadão, evita custos com deslocamento e tempo de espera em filas. Estimula o diálogo entre empregados e empregadores, assegurando os direitos e a qualidade de vida dos profissionais.

Como acessar –  O aplicativo, que é gratuito, está disponível na versão para Android e em breve também para iOS. É de fácil utilização, mesmo por aqueles com pouco conhecimento de tecnologia.

Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), que também é lançado nesta data; nas unidades de atendimento do Sine; no documento que ele recebe no ato da rescisão de contrato; ou na solicitação do seguro desemprego.

O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento.

Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular.

Quais os Serviços?

O Sine Fácil tem uma interface simples e intuitiva, capaz de ser utilizada sem dificuldades, mesmo por quem tem pouco conhecimento de informática ou tecnologia. O aplicativo apresenta as seguintes funcionalidades:

– Consulta Seguro-Desemprego: nessa aba é possível obter informações sobre parcelas, notificações, recursos e vínculos.

– Consulta de Vagas: aqui é possível consultar vagas de emprego disponíveis pelo perfil profissional.

– Agenda de Entrevistas: após o trabalhador se candidatar a uma vaga disponível, o aplicativo gera o encaminhamento para entrevista, com data e horário marcados.

– Consulta do Abono Salarial: informações sobre o Abono Salarial e o PIS, como calendário de pagamentos e se o trabalhador tem direito ao benefício.

– Consulta de Contratos: nessa opção aparecem todos os contratos de trabalho cadastrados do trabalhador. Informações como vínculos empregatícios, tempo de trabalho e data de admissão e demissão vão estar disponíveis. Os vínculos empregatícios apresentados em “Contratos de Trabalho” são extraídos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O que é o código de acesso (QR Code) e como obtê-lo para ter acesso ao Sine Fácil?
O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares equipados com câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. O QR Code é a chave para acesso às funcionalidades do aplicativo Sine Fácil e pode ser obtido de três formas:

1 – Requerentes do Seguro-Desemprego: A primeira forma é voltada para os requerentes do Seguro-Desemprego. Todos os requerimentos emitidos e impressos pelo Empregador Web já possuem o QR Code para habilitação no aplicativo. O requerimento é emitido pelo empregador e entregue ao trabalhador no momento da dispensa. O QR Code também pode ser gerado após o processo de habilitação do benefício, realizado no Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho.

2 – Pelo Portal Emprega Brasil: O segundo caminho é oferecido pelo Portal Emprega Brasil. O trabalhador realiza seu cadastro no Portal e pode acessar o serviço de geração de QR Code. Caso o trabalhador já tenha seu cadastro do Sine atualizado, o QR Code gerado permitirá acessar as funcionalidades da Intermediação de Mão de Obra, consulta de contratos e Abono Salarial.  Caso o cadastro no Sine não esteja completo, o trabalhador só poderá acessar as duas últimas funcionalidades.

3 – Trabalhadores que não têm acesso ao Portal Emprega Brasil e não são requerentes do Seguro-Desemprego: O terceiro modo é utilizado quando o trabalhador não tem um requerimento do Seguro-Desemprego, mas quer acessar os demais serviços do aplicativo. Para isso, ele deve se dirigir a um posto do Sine, atualizar seu cadastro e solicitar ao atendente a geração de um QR Code, que permitirá acesso a todas as funcionalidades, com exceção da funcionalidade do Seguro-Desemprego.

Fonte: Ministério do Trabalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário