domingo, 16 de junho de 2019

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

FOTO: Comunicação CONTAG- Fabrício Martins

Ontem (15 de junho) foi o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

No combate a violência contra a pessoa Idosa, a CONTAG tem acompanhado de perto as negociações de projetos de lei que pretendem atualizar/reformular o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), o Decreto 9.759/19 (que extingue e limita a atuação dos órgãos colegiados federais), entre outros, atuando junto com a Frente Parlamentar Mista em defesa da Previdência, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia e Direitos Humanos e propondo alterações no texto da PEC 06 (proposta de reforma da Previdência), apresentada na última quinta-feira (13), na Comissão Especial da Câmara.

A CONTAG também tem atuado nos espaços de controle social, a exemplo do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), onde possui assento. Além deste espaço, a Secretaria de Terceira Idade da CONTAG também atua no Conselho Nacional de Previdência (CNP), também propondo e debatendo questões importantes para a luta da terceira idade do campo e da cidade.

Como ações estratégicas de combate a violência contra a pessoa idosa e de valorização da terceira idade, de 2017 a 2019, a CONTAG já realizou cerca de 30 Seminários Estaduais de Formação e Capacitação para a Terceira Idade, onde são abordados temas como saúde, envelhecimento ativo, programas e políticas específicas para a pessoa idosa, direitos das pessoas idosas estabelecidos na Constituição Federal, na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso, o atendimento ao transporte para a pessoa idosa, programas de atendimento locais voltados à pessoa idosa, sucessão rural, sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), proposta de reforma da Previdência, desafios quanto ao endividamento com crédito consignado, sempre debatendo e buscando formas de incluir os(as) idosos(as) nas políticas públicas, entre outras ações.  “Neste dia, lembramos que  a maior violência é a falta de respeito com as pessoas idosas, de todas as formas. Não fique triste. Vamos à luta! Somos fortes!”, Josefa Rita da Silva, secretária de Terceira Idade da CONTAG. 

FONTE: Comunicação CONTAG, com informações da Secretaria de Terceira Idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário