domingo, 16 de junho de 2019

GREVE GERAL- 14 DE JUNHO Se é luta da classe trabalhadora, os(as) rurais estão presentes!

 Comunicação FETRAECE - Janes P. Souza

Em um dia histórico de luta da classe trabalhadora brasileira, os(as) rurais se uniram com várias categorias em ações realizadas por todo o Brasil para reafirmar a importância da Previdência e de todos os direitos sociais do povo brasileiro (Educação Pública, Saúde, e Geração de Emprego e Renda). E também em defesa da Soberania Nacional. 

De acordo com as Centrais Sindicais, 45 milhões de trabalhadores(as) aderiram à Greve Geral, em mais de 360 cidades brasileiras.

A realização da Greve Geral de hoje(14) foi uma decisão unânime de todas as Centrais Sindicais, no dia 1° de maio, em ato histórico dos trabalhadores e trabalhadoras, em São Paulo.

"Através dos atos políticos ou das paralisações, os(as) rurais e toda a classe trabalhadora fizeram história nesta sexta-feira (14). Mostrando que a união e a nossa mobilização são capazes de barrar o retrocesso de direitos e reconduzir o Brasil no rumo certo. Desde já, agradecemos as Federações e Sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) pela participação na Greve Geral. Um grande abraço! Nos encontramos na luta", Aristides Santos, presidente da CONTAG.   

Veja a participação dos(as) rurais e de toda a classe trabalhadora nas paralisações, atos e manifestações da Greve Geral de 14 de junho: (Estamos atualizando as informações). 
 Acre
Ato na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, e cortejo em defesa da Previdência pública e solidária e da educação pública e mais empregos. 
Alagoas
A FETAGAL participou de Ato político na Praça do Centenário, em Maceió.  


Amapá

A classe trabalhadora realizou  ato “Lula Livre” na Praça da Bandeira, em Macapá.

Amazonas

No Amazonas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Vista do Ramos, realizou pela manhã uma ação com agricultores familiares e pescadores, sobre a previdência social, pesca e legislação ambiental sustentável. Em Manaus, a classe trabalhadora participou de Ato na Praça da Saudade.
Bahia

A FETAGBA esteve no ato político na Rótula do Abacaxi, na capital baiana. Seus Sindicatos filiados também participaram de manifestações em vários municípios. 
Brasília

A capital do Brasil ficou paralisada durante toda a sexta-feira 14. Cerca de 12 mil rodoviários, condutores e cobradores  decidiram cruzar os braços por 24 horas.  

Em defesa da Previdência Social e pelos direitos da classe trabalhadora, a sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em Brasília, ficou de portas fechadas durante toda esta sexta-feira (14). A orientação da Diretoria da CONTAG foi que todas as Federações e os Sindicatos filiados aderissem à Greve Geral.  
Ceará

A FETRAECE se juntou com outras categorias em ato na Praça da Bandeira e na Marcha Estadual da Classe Trabalhadora contra a Destruição da Previdência, em Fortaleza.
Espírito Santo

A FETAES fortaleceu o ato político em Vitória e participou de várias manifestações nos municípios capixabas. Em Colatina e região, dirigentes sindicais da FETAES se uniram com outras categorias contra o desmonte da Previdência Social. 
Goiás

Trabalhadores(as) presentes no Ato na Praça Cívica, em Goiânia, e em várias cidades do estado. 

Maranhão

A FETAEMA participou de ato público na Praça Deodoro, centro de São Luís. E também esteve mobilizada em vários municípios do estado (Palmeirândia, Guimarães, Barra do Corda e outros).  
Mato Grosso

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cárceres foi às ruas em defesa da Previdência Social e de outros direitos do povo brasileiro. No estado também houve Ato na Praça Ipiranga, em Cuiabá. 

Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, Ato Político na Praça do Rádio Clube, com a presença de dirigentes da FETAGRIMT e dos seus Sindicatos filiados. 
Minas Gerais
O FETAEMG participou de ato unificado das Centrais Sindicais, na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte. Seus Sindicatos filiados também realizaram caminhadas em Turmalina, Viçosa e em outras cidades do estado. Em Viçosa , a juventude rural da Zona da Mata, levou às ruas as reivindicações do campo mineiro.

Pará

A classe trabalhadora realizou grande ato na Praça da República, em Belém.

Paraíba

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Salgadinho aderiu às paralisações e protestou contra a retirada de direitos dos mais pobres do Brasil. A FETAG-PB e seus Sindicatos filiados também aderiram à Greve Geral.  
Pernambuco

Agricultores e Agricultoras de todas as regiões de Pernambuco e lideranças sindicais foram às ruas nesta sexta-feira (14) em defesa dos direitos sociais e contra a Reforma da Previdência. A FETAPE e seus sindicatos participaram de atos em vários municípios das três regiões do estado juntamente com outros movimentos e entidades.
Piauí

A FETAG-PI foi às ruas para dizer não ao retrocesso no Brasil. De mãos dadas, os agricultores e agricultoras familiares piauienses marcharam pelas principais avenidas de Teresina , em defesa da previdência social, por orçamento para Educação Pública e pela retomada de crescimento da economia, com geração de emprego e renda para o povo brasileiro.
Rio de Janeiro

A FETAG-RJ acompanhou o fechamento da BR 101, entre Campos dos Goytacazes e Macaé.  No Rio de Janeiro, a classe trabalhadora também realizou ato na Candelária e caminhada até a Central do Brasil. 
Rio Grande do Norte

Em Natal, o ato político foi na calçada do Midway com um show político cultural na Praça de Mirassol. A FETARN esteve presente em várias manifestações por todo o estado. 

Rio Grande do Sul

Houve concentração e ato político na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre.

Rondônia

O ato político reuniu centenas de pessoas na Praça das 3 Caixas d’Água, em Porto Velho.

Roraima

Realizado ato e passeata até a Praça do Centro Cívico, em Boa Vista.

Santa Catarina

Ato em Blumenau, na Praça do Teatro Carlos Gomes. Aconteceram paralisações e manifestações em todo o estado.

São Paulo

Os trabalhadores(as) realizaram ato público em frente ao Masp e em outros pontos estratégicos da capital. As categorias também estiveram mobilizadas no interior do estado. 

Sergipe

Em Aracaju, os protestos foram realizados desde a madrugada. A FETASE participou do ato político na Praça General Valadão.
Tocantins

A FETAET marcou presença e fortaleceu a caminhada na Avenida JK, em Palmas.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário