sábado, 20 de abril de 2019

Caminhada pela Paz e contra as armas. Vamos?

FOTO: Divulgação
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), com a Comissão de Justiça e Paz e várias organizações da sociedade civil, convidam todos(as) para o Ato Inter-religioso “Caminhada pela Paz e contra as armas”, a ser  realizado no dia 21 de abril (domingo), a partir das 9 horas, na quadra 108 do eixão norte, em Brasília/DF. 

A “Caminhada pela Paz e contra as armas” é um clamor da sociedade diante do atual quadro de ódio e de violência que tem acontecido no Brasil, e em repúdio à banalização de assassinatos dos trabalhadores(as) rurais, mulheres, negros, indígenas, povos de comunidades de periferia, entre outros sujeitos do campo e da cidade. 

Dentre os registros de violência, apontamos: 73.693 famílias do campo envolvidas em 276 conflitos por água; 85% delas são de comunidades tradicionais, de acordo com o Relatório Anual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado no último dia 12 de abril; o elevado número de feminicídio no Brasil, com 126 mulheres assassinadas, e 67 tentativas de homicídio, de acordo com a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH); mais de 15 ataques contra indígenas, apenas em janeiro de 2019;  80 tiros disparados contra uma família negra, que resultou na morte de um músico, em um País que no seu recorde de homicídios, (62.517 mortes), mostra que os negros e jovens são as principais vítimas, de acordo com o Atlas da Violência 2018.

Diante desde quadro, a CONTAG, a Comissão de Justiça e Paz, e organizações da sociedade civil, reforçam o convite a todos(as) para o Ato do dia 21 de abril (domingo), pois o caminho para a construção da Paz e contra as armas perpassa pela abolição de todas e quaisquer ações que promovam a dissenção e a desumanidade, expresso em nossa sociedade nos últimos dias pelo culto às armas e a difusão do ódio.

“A ‘Caminhada pela Paz e contra as armas’ externa a preocupação dos povos do campo e da cidade, com ideias que ameaçam a Paz, a liberdade, a Democracia, o direito à livre expressão das populações do campo e da cidade. Enquanto organização da classe trabalhadora, a CONTAG segue na defesa por um Brasil que respeite a luta por direitos e preserve a Vida. Por isso, no dia 21 de abril, vamos juntos caminhar Pela Paz e contra as armas!”, ressalta o presidente da CONTAG, Aristides Santos.  

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário