sábado, 19 de outubro de 2019

FETARN participa do primeiro encontro estadual de educadores e educadoras da educação do campo

Foto: Daniele (centro) - tesoureira do STRAF de Nova Cruz/RN esteve presente

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN esteve participando nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2019, do Primeiro Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Educação do Campo. O encontro foi realizado pelo governo do estado do RN, através da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer - SEEC e o Núcleo de Educação e Diversidade do Campo - NECAD. Acompanharam o encontro pela FETARN a Secretária Estadual de Mulheres, Gabriela Evangelista; o Secretário de Política Agrícola Jocelino Dantas; a Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Cruz e educadora popular pela Escola Nacional de Formação da CONTAG - ENFOC, Daniele Adelino e do educador popular, José Xavier da Câmara.

Estiveram na abertura oficial do evento a Secretária Adjunta da Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer, professora Marcia Gurgel; a Coordenadora de Desenvolvimento Escolar - CODESE, professora Clauciane Pinheiro; a Chefe do NECAD, Maria Rosineide; professora Rute Regis, representando o Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; o Subsecretário de Estado, do Esporte e Lazer, Francisco Canindé de França e Vanúzia Macêdo, representando o Comitê Estadual de Educação do Campo. O encontro contou em seu encerramento da construção de um documento referencial de compromissos da política estadual de educação do campo que deverá ser compactuada e liderada pelo governo do estado do RN para os próximos anos, além contar com palestras reflexivas sobre educação campo e diversidade dentre elas uma com sociólogo, educador e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Miguel Arroyo.

O encontro reuniu educadores populares dos movimentos sociais, movimento sindical, movimento indígena, movimento quilombola, educadores das escolas das Diretorias Regionais de Educação do Estado, de projetos de alfabetização de jovens e adultos, de escolas do campo espalhadas no estado e representantes de algumas secretarias municipais de educação dos municípios, além de educadores e técnicos da SEEC e do NECAD.

A FETARN tem a educação do campo como umas das suas principais bandeiras de luta e tem acompanhado alguns encaminhamentos dessa bandeira como membra do Comitê Estadual de Educação do Campo, instância de participação da SEEC.







Fonte: FETARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário