domingo, 24 de março de 2019

Trabalhadores(as) rurais vão às ruas em defesa da Previdência!


FOTO: Comunicação FETRAECE - Janes P. Souza
Durante toda esta sexta-feira (22), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), as Federações, os Sindicatos, a CUT, a CTB, e demais movimentos sociais e sindical do Brasil, participaram do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. “Esta proposta de reforma da previdência impacta diretamente a vida dos agricultores e agricultoras familiares, pois inviabiliza o acesso aos direitos previdenciários daqueles(as) que já ganham o mínimo para sobreviver, em detrimento dos interesses dos ricos do Brasil e do capital internacional” denuncia o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
 
Saiba mais sobre a posição da CONTAG AQUI
 
 
A mobilização deste Dia 22 foi também um caminho rumo à greve que a classe trabalhadora vai fazer caso o governo federal insista em aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 006/2019).
 
MOBILIZAÇÃO do Sistema CONTAG por todo o Brasil  (Estamos atualizando as informações)
 
BAHIA - A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG-BA), esteve presente e na luta pela Previdência Social Rural, na Rótula do Abacaxi, em Salvador. Os Sindicatos também participaram de ações em todo o interior baiano.   
 
BRASÍLIA - Em Brasília, representantes da Confederação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), juntos com trabalhadores(as) de outras entidades, estiveram em reuniões, seminários, assembleias e em um ato na Praça Zumbi dos Palmares. 
 
CEARÁ - A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) participou da maioria das ações conjuntas com as entidades de classe do Estado. Os atos aconteceram em 60 cidades, sendo que em Fortaleza estiveram reunidas aproximadamente 30 mil pessoas. 
 
ESPÍRITO SANTO - A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES) seguiu em caminhada com representações das centrais sindicais, de Jucutuqyara até o Palácio Anchieta, no centro de Vitória. Ao todo, foram 5 km percorridos.
 
RIO DE JANEIRO - Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio de Janeiro (FETAGRI-RJ) participaram dos atos na capital, em Cachoeira do Macacu, entre outros municípios cariocas. 
SERGIPE - A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (FETASE) ocupou as principais ruas do centro de Aracaju, e reafirmou sua defesa pelos direitos dos povos do meio rural. A concentração foi em frente à Deso, na Rua Campo do Brito.
 
PARÁ - Em  Belém, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Estado do Pará (FETAGRI- PA), se juntou a outras categorias de trabalhadores(as), em uma grande concentração em frente ao Banco do Brasil, da Avenida Ponte Vargas, e caminhou na Av. Nazaré à Agência central do INSS. No interior do Estado, os Sindicatos filiados à FETAGRI- PA participaram de atos em Marabá, Tailândia, Santarém, entre outros municípios.
 
PARAÍBA - A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB), representada por seu presidente Liberalino Lucena participou, nesta sexta-feira (22), em Guarabira (PB), de Audiência Pública para discutir a Medida Provisória 871/2019 e a Proposta de Emenda à Constituição 06/2019. Saiba mais AQUI
 
PIAUÍ - A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) foi às ruas de Teresina e participou de ato em frente a agência central do INSS. Cerca 1500 pessoas estiveram presentes. No interior do Estado, Sindicatos filiados à FETAG-PI também se  mobilizaram em atos em Piripiri, Altos, entre outros municípios. Em Corrente foi realizada uma ação da Marcha das Margaridas, em defesa da aposentadoria e de todos os direitos previdenciários.
 
MARANHÃO - Em São Luís, no Parque do Bom Menino (Centro), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) participou com outras entidades de um grande ato de resistência e defesa dos direitos previdenciários. A FETAEMA através dos seus Sindicatos filiados também foi ás ruas nos municípios de Imperatriz, Pedreiras, e em outros municípios. 
 
MINAS GERAIS - Em Belo Horizonte, representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), ocuparam as ruas de Belo Horizonte e a  Praça Sete. Para denunciar as perversidades da reforma do governo federal, a FETAEMG também  esteve presente através dos seus Sindicatos, em atos nos municípios de Montes Claros, Cidade de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, João Monlevade, Ouro Preto, e em outras cidades.
MATO GROSSO - Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Mato Grosso (FETAGRI-MT) marcaram presença em vários atos de pressão e luta pela Previdência Pública. Em Campo Verde, o Sindicato participou de uma  ação conjunta com os(as) professores(as). 
 
MATO GROSSO DO SUL - A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Mato Grosso Sul (FETAGRI-MS) participou em Campo Grande, de uma paralisação com ato público, na Praça do Rádio Clube. Em todo o estado a FETAGRI-MS mobilizou trabalhadores(as)  na Luta contra a “reforma” da Previdência. 

 
FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes, com informações do Coletivo de Comunicação e Comunicadores(as) do Sistema CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário