quinta-feira, 14 de maio de 2020

Pandemia afeta classe, gênero e raça de forma diferente

Jandira Feghali acredita que nesta pandemia o capitalismo se desnuda, particularmente no cruzamento de classe, gênero e raça. Para ela, a pandemia afeta cada uma destas de forma diferente, o que demonstra nitidamente as desigualdades do capitalismo.
A deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) participou da Sala Virtual da CTB em 05 de maio, onde opinou sobre o momento político no país e a situação das mulheres no enfrentamento à pandemia.
Segundo Jandira, nós somos reféns de um capital financeiro que tem uma contradição aguda com a democracia. No Brasil ainda temos o agravante de ter um Bolsonaro na presidência, cujo governo é marcado pela falta de apreço à democracia.
Jandira trata ainda da crise sanitária que enfrentamos no Brasil. Demonstra que as mulheres são as mais atingidas por esta crise.  A crise econômica e social atinge a população mais pobre e dentro dela a população feminina e negra.
A deputada alerta para a subnotificação no Brasil, que é gritante. A não testagem no país, principalmente nas áreas mais vulneráveis, é terrível.  Segundo os cientistas, o número de óbitos pode ser seis vezes maior do que os dados oficiais.
A deputada relata que várias medidas estão sendo discutidas no Congresso para minimizar as graves crises para a população mais carente.  O Congresso Nacional deu todos os instrumentos para que o governo tenha a disposição recursos necessários para poder atender tanto ao SUS, a pesquisa para desenvolver estudos clínicos, para cobrir a renda e também para proteger os empregos e as empresas. O governo possui 1, 3 trilhão em caixa, além de uma folga de endividamento.
O governo possui uma folga de endividamento grande sem influência na inflação e nada faz porque não quer.

Assista o vídeo: Fonte: CTB NACIONAL







Nenhum comentário:

Postar um comentário