segunda-feira, 30 de setembro de 2019

4º FESTIVAL DA JUVENTUDE Com entusiasmo e compromisso, jovens das regiões Centro Oeste e Sul se mobilizam em Seminário Regional

O 4º Festival Nacional da Juventude Rural já está em construção! Como uma das etapas de mobilização e construção da pauta do festival, foi realizado nos dias 25 a 27 de setembro, em Canela (RS), o primeiro Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural, com as regiões Centro Oeste e Sul. 

Setenta jovens participaram do encontro, que contou com painel sobre a importância da informação e cuidado com as fake news ministrado pela organização Repórter Brasil, assim como momentos de trocas de experiências, em que cada estado apresentou um caso de sucesso de temas importantes para a juventude e militância, como participação política, sucessão rural, formação pelo Programa Jovem Saber e cooperativismo, entro outros.
 
Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, o seminário foi muito produtivo, com “participação fantástica de todos os estados das duas regionais”.  “Tiramos encaminhamentos importantes, como os anseios das duas Regionais para a construção da pauta, e também planejamos as atividades que os estados realizarão para mobilização e realização do 4º Festival Nacional da Juventude”, explicou a dirigente. 

“Para mim o encontro foi muito bom, uma experiência única, com troca de conhecimentos e aprendizados sobre novas culturas e tradições. Volto para o meu estado de Goiás renovado, com sentimento de carinho, amizade e respeito por todos”, afirma o jovem Paulo Henrique Sousa, de Pirenópolis (GO).

Demandas da juventude rural

Nos momentos de discussão da pauta de reivindicações da juventude rural, os(as) jovens se basearam na atual conjuntura política e econômica do Brasil, assim como em demandas históricas de acesso a políticas públicas e direitos básicos como educação, saúde, cultura, esporte e lazer.
 
Os setenta participantes apontaram como prioritário a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congela por 20 anos o aumento dos investimentos em políticas básicas, assim como a luta contra as privatizações e ataques à nossa democracia e soberania, o fortalecimento da participação da sociedade em Conselhos e Conferências, a luta contra o fechamento de escolas do campo, o fortalecimento das Escolas Famílias Agrícolas e de todos os programas relativos à educação do campo assim como a retomada e reformulação do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, com garantia de recursos para sua execução, e também o acesso à terra e investimento na Reforma Agrária, com linhas específicas para a juventude .

“Saímos muito entusiasmados e motivados para organizar a juventude nas bases. Umas das estratégias é o programa Jovem Saber. Foi um encontro produtivo e deu muito ânimo para toda juventude presente”, completou Mônica Bufon.
 
O seminário que reunirá as regiões Nordeste e Sudeste começa hoje (30) e segue até quarta-feira (02), no município de Guarapari (ES). Na região Norte, o evento será realizado nos dias 21 a 23 de outubro, em Manaus (AM).

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário