Daniele - Diretora de Finanças do STRAF de Nova Cruz presente ao encontro
Ações envolvendo os participantes
Damião Gomes - centro - CMDS-Nova Cruz participando do debate
Participantes do ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE ESTUDOS SINDICAL
Formação da mesa oficial do evento/encontro
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) realizou de 12 a 16 de novembro, o segundo Módulo Estadual da Escola Nacional de Formação da CONTAG - ENFOC. Nesta etapa o curso trouxe como tema central o desenvolvimento rural sustentável e solidário, tendo o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário defendido pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais como referência.
Como objetivo central o curso tem a ideia de viabilizar a formação de militantes do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação. Algumas mesas tiveram destaques durante o curso, trazendo temas relacionados aos objetivos do curso, dentre elas: contexto e origem do Sindicalismo, onde trouxe as lutas pré-sindicais e históricas do sindicalismo, organizações dos trabalhadores no campo brasileiro (ligas camponesas, MASTER E ULTAB). Esse momento teve como responsável o historiador, educador popular e colaborador da rede de educadores da ENFOC Amarildo Carvalho.
Seguindo a maratona também teve a mesa com o tema a História das Nossas Raízes: surgimento do sindicalismo rural no Brasil e no Rio Grande do Norte, onde teve como responsáveis a assessora e ex-diretora da FETARN, Maria Elizabeth Fernandes e Expedito Jorge, também assessor da FETARN. Além de várias oficinas que abordaram temas como orientação sexual, raça e religiosidade, místicas e dinâmicas. Os educandos e educandas realizaram um tributo ao mestre da educação e sobretudo da educação popular, Paulo Freire. A oficina sobre orientação sexual, por exemplo, foi coordenada pela Marcha Mundial das Mulheres no RN, na pessoa de Adriana Vieira.
E por fim, o curso trouxe uma mesa sobre os desafios do movimento sindical no contexto atual: sustentabilidade política financeira, com Francisco de Assis Araújo, Secretário de Formação da FETARN, Luciana Silva Dantas, educadora popular da ENFOC e Paulo José da Silva, assessor da FETARN.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
Pelo presente Edital de acordo com os dispostos no Estatuto Social deste Sindicato, convocamos todos(as) Trabalhadores(as) Rurais, associados quites e no gozo dos seus direitos sociais desta Entidade, para participarem de uma Assembleia Geral Ordinária que será realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado à Rua 13 de Maio, 94 – Centro – Nova Cruz/RN, no dia 17 de dezembro de 2018, em primeira convocação de 09:00 horas e em Segunda e ultima convocação 30 minutos após, observando o quórum Estatutário, objetivando discutir e deliberar a seguinte ordem do dia:
1º - Previsão Orçamentaria para o ano de 2019;
2º - INSS Digital;
3º - Outros Assuntos de interesse da classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário